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Sem atendimento presencial, saiba como utilizar os serviços do Sine

Laíz Lacerda

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Devido à pandemia do novo coronavírus, e também como forma de prevenir a disseminação vírus, evitando, assim, a aglomeração de pessoas, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) suspendeu os atendimentos presenciais nas agências do Sine pelo menos até o próximo dia 30 de abril.  Mesmo com o Sine estando sem atendimento presencial, as pessoas que necessitarem de atendimento para seguro-desemprego, vagas de emprego entre outras dúvidas, podem utilizar os serviços digitais, disponibilizados pelo governo, ou podem entrar em contato com a agência, via e-mail, caso não consigam acessar os meios eletrônicos. 

Para quem precisa fazer o encaminhamento do seguro-desemprego, o governo disponibilizou a opção no site. Desta forma, com toda a papelada em mãos, o empregado poderá solicitar o seguro, assim como outros serviços, sem precisar sair sair de casa. 

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Mas para quem não tiver como acessar os serviços via internet e/ou não conseguir solicitar os serviços, o Sine está trabalhando internamente para poder ajudar a esses trabalhadores. De acordo com o agente de desenvolvimento Social da FGTAS Região Central do RS e coordenador interino da agência Sine Santa Maria, André Agne Domingues, as pessoas podem solicitar ajuda pelo e-mail e pelos telefones do Sine. Porém, os meios de contato acabam por ficar congestionados com a grande procura de atendimento.

ATENDIMENTO REMOTO VIA E-MAIL
Neste casos, os servidores só devem ser procurados - pelo stamaria@fgtas.rs.gov.br - em casos em que o empregado não consiga resolver o problema pelo meio digital. 

Requerimentos com notificação aguardando confirmação no posto
O trabalhador deverá enviar a documentação abaixo para o e-mail e um número de contato:

  • Termo de rescisão do contrato de trabalho
  • Termo de quitação ou homologação da rescisão do contrato de trabalho
  • Requerimento do seguro-desemprego (devidamente assinado) e comunicação de dispensa
  • Comprovante do depósito ou saque do FGTS
  • Documento de identificação com número de CPF
  • Página do contrato do trabalho - caso tenha sido registrado na carteira física

*Após confirmação, o trabalhador poderá acompanhar o status das parcelas pelo app da Carteira de Trabalho digital. 

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Encaminhamento de benefício Seguro-Desemprego judicial
O trabalhador deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail:

  • Documento judicial
  • Documento de identificação com número de CPF
  • Página do contrato de trabalho com as datas de início e término do vínculo empregatício (caso o documento judicial não contenha essas informações e o trabalhador tenha sido registrado na carteira de trabalho física)

No corpo do e-mail o trabalhador deve informar: 

  • Nome completo
  • PIS e CPF
  • Telefone para contato

*Após confirmação, o trabalhador poderá acompanhar o status das parcelas pelo app da Carteira de Trabalho digital. 

Encaminhamento de Seguro-Desemprego do empregado doméstico
O trabalhador deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail:

  • Termo de rescisão do contrato de trabalho
  • Termo de quitação da rescisão do contrato de trabalho
  • Documento de identificação com número de CPF
  • Página do contrato do trabalho - caso tenha sido registrado na carteira física

No corpo do e-mail o trabalhador deve informar:

  • Nome completo
  • PIS e CPF
  • Telefone para contato

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Encaminhamento de Seguro-Desemprego por término de contrato
O trabalhador deverá enviar os seguintes documentos para o e-mail: 

  • Termo de rescisão do contrato de trabalho
  • Termo de quitação da rescisão do contrato de trabalho
  • Comprovante do depósito ou saque do FGTS
  • Documento de identificação com número de CPF
  • Página do contrato do trabalho - caso tenha sido registrado na carteira física

No corpo do e-mail o trabalhador deve informar:

  • Nome completo
  • PIS e CPF
  • Telefone para contato

*Após confirmação, o trabalhador poderá acompanhar o status das parcelas pelo app da Carteira de Trabalho digital. 

Em último caso, o público pode entrar em contato com os servidores pelos telefones:

  • Celular (55) 984236129
  • Fones: (55) 32229005 e (55) 32174221

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